Código de Conduta

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UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Idealizada por Vicente Costa em Julho de 1982 a VIC Transportes iniciou suas atividades com sede em Contagem-MG e 5 filiais distribuídas nos grandes centros e locais estratégicos (São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Uberlândia-MG, Ibiá-MG e Araxá-MG). Eram 34 veículos usados e uma equipe de cerca de 300 funcionários. Além do transporte de carga seca, destacava-se, na época, o transporte de leite fresco para a Nestlé na região de Ibiá-MG.

Em 1992 a VIC Transportes especializou-se, também, em transportes de alimentos e logística. O Grupo VIC consolida-se em outubro de 2000 com a criação da VIC Logística. Atua, hoje, como operador logístico nos estados de MG, GO, DF, oferecendo soluções integradas de armazenagem, transporte e distribuição assegurando a qualidade dos serviços e a satisfação dos seus clientes.

A partir de novembro de 2005 a VIC Logística passou a atuar, também, no serviço de coleta de leite a granel no Sul de Minas Gerais. Esta atividade foi intensificada, a partir de 2008, para as regiões do Alto Paranaíba, Triângulo, Central e Norte de Minas.

O grande desafio do Grupo VIC e de sua equipe é estar, todos os dias, oferecendo as melhores alternativas de transportes e logística que agreguem valor aos seus clientes, com nível de serviço e custo percebidos com excelência, contribuindo para o crescimento do setor e da comunidade na sua área de atuação.

 

MENSAGEM DA DIRETORIA

 

Desde 1982 estamos fazendo história em nossa empresa. Sempre colocamos as pessoas como pilar de sustentação de nossos negócios, inclusive, esse era o maior pensamento de nosso fundador e querido Vicente Costa.

Levamos a todos os funcionários esse espírito, mostrando a importância do trabalho ser feito com união, cumplicidade a todas as diretrizes traçadas, e principalmente respeitando a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Assim, conseguimos passar todos esses anos em constante crescimento, modernização e desenvolvimento profissional.

Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa história e esperamos que muitos outros escrevam seus nomes no futuro.

 

 

                                                           DIRETORIA

 

 

GRUPO VIC

Somos uma empresa que atua há vários anos no mercado e contamos com profissionais bem qualificados em nossa equipe. Conduzimos nossas atividades com responsabilidade e por isso temos grande destaque em nosso segmento.

Os clientes são o centro de tudo o que fazemos e isso se reflete na visão e nos valores de nossa empresa. Enquanto nossa visão define o nosso destino, nossos valores são nosso plano estratégico, guiando nossas ações para o benefício de todos os nossos parceiros.

Dedicamos o nosso trabalho a melhorar o desempenho de nossos clientes aplicando os nossos conhecimentos e inovações em todas as nossas ações.

O nome da nossa empresa é sinônimo de bom trabalho e excelente atendimento em toda região.

Nossa missão é contribuir para que todos os nossos clientes sejam sempre atendidos da melhor maneira possível.

 

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

 

  • Missão: fornecer aos clientes as melhores soluções logísticas com segurança e sustentabilidade;
  • Visão: ser reconhecida como a melhor empresa em soluções logísticas nas regiões onde atua;
  • Valores:

             - ÉTICA

             -  COMPETÊNCIA

             -  COMPROMETIMENTO

             -  SUSTENTABILIDADE

             -  SEGURANÇA

 

 

PARA QUE SERVE O CÓDIGO DE CONDUTA E MANUAL DO FUNCIONÁRIO?

O código de conduta e manual do funcionário tem por finalidade estabelecer os princípios éticos e normas de conduta que devem orientar as relações internas e externas, garantindo que todas as normas sejam interpretadas com objetividade.

Busca o direcionamento de atitudes e comportamentos para desenvolvimento e melhoria contínua dos processos, relacionamento interpessoal e as rotinas de trabalho.

Caberá a todos ler, compreender, cumprir e disseminar os valores e princípios desse manual.

QUEM DEVE SEGUIR?

Todos. Dirigentes, gestores e colaboradores serão beneficiados ao cumprir as especificações tornando o ambiente mais saudável e respeitoso.

 

 

 

AMBIENTE INTERNO

 

RELACIONAMENTO INTERNO

 

Grande parte do nosso dia passamos no ambiente de trabalho. O respeito ao próximo, garantindo o diálogo e a boa convivência irá nos proporcionar um ambiente saudável e de incentivo ao desenvolvimento profissional. Na condução das atividades, devemos levar em conta:

  • A colaboração para predominar o espírito de equipe, lealdade, confiança, de forma a termos agilidade na solução de problemas e um atendimento eficaz aos nossos clientes e colegas de trabalho;
  • As relações devem ser pautadas no respeito mútuo, livre de ações discriminatórias em relação a nível social, cor, raça, religião, opção sexual bem como linguagem ofensiva, atos de hostilidade, assédio, humilhação, bullying (atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causam danos físicos e psicológicos);
  • As informações confidenciais da empresa devem ser mantidas em sigilo;
  • Manter o local de trabalho limpo e organizado, comunicar erro e reconhecê-los, respeitar a hierarquia institucional;
  • A guarda dos ativos de propriedade da empresa colocadas à disposição é de nossa responsabilidade, bem como o adequado uso dos mesmos;
  • Não produzir ou estimular situações de conflito, fofocas ou ruídos de comunicação na Empresa;
  • Nas negociações com clientes e fornecedores, não devemos seguir em direção contrária a nossas atividades profissionais e não oferecer qualquer tipo de favor, vantagem, benefício, doação, gratificação para qualquer outra pessoa que mantenha relação de trabalho com a empresa;
  • A utilização de crachá e uniforme é restrito ao período á serviço da empresa, não podendo, assim, utilizá-lo para frequentar bares, clubes, festas ou participar de atividades que envolvem consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não se deve adotar qualquer atitude que prejudique a imagem de concorrentes, parceiros comerciais ou clientes do Grupo VIC;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas durante o horário de trabalho, assim com o exercício da função profissional em estado de embriaguez. São proibidos também o uso e porte de drogas e a permanência no ambiente de trabalho em estado alterado pelo uso dessas substâncias, que pode afetar a segurança e o desempenho, tanto do colaborador quanto de seus colegas de trabalho;
  • Uso da rede, equipamentos de informática e telefonia:

                -  Use a Internet de uma forma aceitável, não crie riscos desnecessários para o negócio da empresa e não execute atividades que desperdicem o esforço técnico ou dos recursos da rede;

                -  Não propague vírus eletrônicos através de um simples “clique” em links de mensagens de procedência duvidosa;

                -  Os telefones deverão ser usados de forma consciente e direcionada, o seu uso deve ser, sempre, disciplinado;

                -  Os computadores e impressoras, como os demais equipamentos, precisam receber cuidados especiais quanto à sua manutenção. Sua vida útil é diretamente proporcional aos cuidados dispensados pelos operadores com a sua conservação. Não faça lanches sobre os equipamentos, para isso use o refeitório;

                -  Imprima somente o que for estritamente necessário, evite desperdícios de tinta, tonner e principalmente papel.

 

SEGURANÇA

 

  • Respeitar as regras relativas à saúde e segurança no trabalho;
  • Tomar precauções razoáveis para manter o ambiente de trabalho seguro;
  • Manter-se informado sobre como agir em situações de emergência;
  • Usar corretamente o EPI no exercício das suas atividades e alertar um colega que não esteja usando para o risco na integridade física, psicológica e moral;
  • Não violar as regras de segurança no interior dos veículos, criando ou contribuindo para o surgimento de quaisquer condições insalubres ou perigosas;
  • Respeitar o limite de velocidade nas vias de tráfego, principalmente com pistas molhadas, levando em conta a segurança rodoviária;
  • Sempre usar o cinto de segurança;
  • Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, evitar comentar sobre sua carga ou seu destino;
  • Não dar carona;
  • Não pare em lugares desertos: se algum imprevisto acontecer, como um pneu furado, não pare na estrada, vá até um local movimentado, como um posto de gasolina ou um posto policial;
  • Durma sempre que possível. Sono no volante é um grande fator de risco;
  • Não ingerir bebida alcoólica.

 

 

 

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

 

A VIC cumpre as regras do Ministério do Trabalho e legislação em vigor, contribuindo para a integridade física de seus colaboradores com programas/atividades para sua saúde física e mental.

  • Através do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) monitoramos a saúde dos colaboradores e eventuais exposições a riscos ocupacionais, permitindo identificar também outras doenças, não relacionadas ao trabalho como diabetes, hipertensão que podem ocasionar problemas mais graves quando não controladas.
    • Um profissional da Saúde Mental realiza atendimento psicológico voltado ao bem estar do colaborador e seus familiares, preservando sua saúde para desenvolver com tranquilidade seu trabalho.
    • Realizamos “blitz” educativas constantemente, onde um profissional da Saúde faz o acompanhamento do quadro clínico medindo glicemia, aferindo pressão arterial e orientações de saúde.
    • Disciplina e garante a jornada de trabalho e o tempo de direção, com base na Lei do Motorista Profissional 13.103/2015 e seus principais pontos abaixo, contribuindo e melhorando a qualidade de vida do colaborador e de sua família.

 

  • Exame Toxicológico;
  • Períodos de Descanso;
  • Tempo de Direção;
  • Repouso Semanal;
  • Seguro de Vida.

 

 

RELAÇÕES EXTERNAS

 

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Para melhor atender as necessidades de nossos clientes contamos com processos padronizados garantindo a eficiência e qualidade dos serviços prestados, profissionais capacitados e treinados para o desempenho de suas funções, equipamentos modernos e espaço adequado. O objetivo principal é a excelência no atendimento, de forma eficaz na garantia da qualidade da prestação do serviço.

Nosso relacionamento com o cliente é pautado pelo respeito, cordialidade e educação:

  • Ofereça informações rápidas, claras, precisas e transparentes, dentro do prazo esperado;
  • Não assuma compromisso com o cliente que não esteja dentro das competências de atendimento;
  • Siga corretamente as orientações dos clientes quanto aos procedimentos dentro de suas unidades e na prestação dos serviços contratados;
  • Não propor qualquer vantagem financeira.

 

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

 

A relação com os fornecedores deve ser duradoura, sem prejuízo dos princípios da livre iniciativa e da lealdade na concorrência.

 

  • O fornecedor deve ser valorizado e tratado de forma ética, honesta e transparente, sem privilégios ou discriminação e qualquer natureza, independente do volume de negócios que mantêm com a empresa;
  • Na escolha da contratação, devemos observar as necessidades do grupo VIC, garantindo a melhor relação custo-benefício;
  • Devemos buscar fornecedores idôneos que estejam de acordo com a legislação trabalhista, previdenciária e tributária vigentes, bem como as normas de saúde e segurança no trabalho;
  • Não contratar fornecedores que utilizem mão de obra infantil, escrava ou de natureza similar;
  • Não receber qualquer vantagem financeira.

 

RELACIONAMENTO COM A CONCORRÊNCIA

 

O nosso diferencial competitivo é decorrente da incessante busca por eficiência e respeito à concorrência livre. Os concorrentes devem nos admirar e respeitar pela determinação e qualidade na execução dos nossos serviços.

No entanto, para que a concorrência seja leal, devemos nos resguardar da seguinte forma:

  • Informações internas como preço, cliente, reajuste, desconto, custo e estratégia comercial não devem ser trocadas com concorrentes;
  • Não discutir as perspectivas de mercado e planos de negócio com concorrentes;
  • Não divulgar os procedimentos internos do Grupo.

 

RELACIONAMENTO COM SINDICATOS

 

O Grupo VIC reconhece a legitimidade dos Sindicatos e respeita sua iniciativa e práticas. Estabelecemos um convívio ético, íntegro e de bom relacionamento, fundamental para a defesa e equilíbrio dos interesses da empresa e dos colaboradores.

  • Construímos uma relação de harmonia, servindo de base para a solução de conflitos de natureza trabalhista ou sindical, buscando atender a todos os envolvidos;
  • Mantemos o contato com o Sindicato que representa legalmente as categorias de nossos colaboradores, além de contato direto com nossos colaboradores na condução de assuntos que envolvem as relações, desde que estejam de acordo com as leis vigentes;
  • Respeitamos o direito dos colaboradores em filiar-se ao Sindicato de sua categoria profissional desde que não utilize para isso os recursos, bens e marcas da empresa.

 

RELACIONAMENTO COM O SETOR PÚBLICO

 

O Grupo VIC atua de forma íntegra, respeitando e não infringindo as leis vigentes, cumprindo regularmente as normas legislativas. No relacionamento com autoridades públicas é nosso dever:

 

  • Estabelecer um relacionamento transparente, de credibilidade com os órgãos reguladores do setor de transporte, nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal;
  • Não beneficiar agentes públicos com o intuito de acelerar ou facilitar processos administrativos, licenças, decisões judiciais ou concorrenciais, visando receber tratamento favorecido impróprio;
  • Não financiar, custear ou patrocinar qualquer prática caracterizada como ilícita perante a Lei Anticorrupção N.º 12.846/2013.

 

Cumprimento e Respeito ao Órgão de Trânsito

Em respeito à legislação brasileira e órgãos regulatórios, a VIC contribui com treinamentos anuais de direção defensiva e preventiva buscando a conscientização para uma condução segura e responsável, a fim de contribuir com um trânsito seguro nas estradas.

  • Oferece treinamentos e capacitação dos colaboradores, a fim de estimular o desenvolvimento profissional;
  • Incentiva mensalmente seus condutores que apresentam resultados positivos dentro de sua política para uma direção consciente e cada vez mais segura.

Em respeito à legislação brasileira e órgãos regulatórios (Contran, Denatran, Detran, ANTT), o Grupo VIC zela e cumpre as leis aplicáveis e garante que os colaboradores estejam cientes das leis relevantes em suas funções.

  • Veículos em condições de trafegabilidade;
  • Documentação em dia;
  • Obrigatoriedade do Exame Toxicológico no momento da admissão e do desligamento;
  • Programas de formação e aperfeiçoamento, dando preferência aos cursos técnicos e especializados reconhecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito;
  • Peso e volume correto dos veículos, não excedendo à capacidade;
  • Jornada de trabalho controlada e registrada mediante meio eletrônico instalado nos veículos, garantindo o controle de velocidade, descanso;
  • Ultrapassagem em locais permitidos;
  • Velocidade máxima permitida em estradas secundárias e povoados;
  • Faróis acessos durante o dia;

Contribuímos com treinamentos anuais de direção defensiva e preventiva buscando a conscientização para uma condução segura e responsável, a fim de contribuir com um trânsito seguro nas estradas.

  • Oferecemos treinamentos e capacitação dos colaboradores, a fim de estimular o desenvolvimento profissional;
  • Incentivamos mensalmente os condutores que apresentam resultados positivos dentro de nossa política para uma direção consciente e cada vez mais segura;

Sempre lembrar:

  • O cuidado com pedestre;
  • Não atender celular dirigindo;
  • Faróis acesos mesmo durante o dia;
  • Respeito as placas de sinalização;
  • Não ultrapassar sinal vermelho

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Vic é uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país, demonstrando comprometimento com o desenvolvimento das comunidades em que atua e reconhecendo suas necessidades, sempre de forma transparente e ética para com todos.

Favorecemos o envolvimento da força de trabalho em atividades de interesse geral, estimulando ações de voluntariado e solidariedade como:

  • Disponibilização de espaço para entidades filantrópicas para eventos e recreação, fortalecendo laços com a comunidade;
  • Doações mensais de gênero alimentício para a comunidade carente e incentivo à contribuição financeira a entidades sem fins lucrativos;
  • Incentiva programas voltados à assistência social a crianças, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade;
  • Estimula os colaboradores a, em caráter pessoal, se envolver em ações comunitárias, exercendo sua cidadania.

 

INTEGRAÇÃO – RESPEITO CULTURAL E À VIDA

O Grupo Vic procura conviver sempre de forma harmoniosa com as comunidades nas regiões atuantes, preservando o bem estar, respeitando as pessoas e suas tradições, suas culturas, seu valores e o meio ambiente.

Incentivamos a cultura de preservação do meio ambiente e essa preservação deve ser observada em todos os processos e procedimentos, internos e externos da empresa.

Quando há necessidade de novas instalações, nossa empresa procura sempre verificar a documentação legal pertinente a propriedade, utilizando exames e análises necessárias dos alvarás e licenças de preservação e localização, sempre cumprindo as exigências e condições impostas para uso do espaço e o impacto que pode causar, buscando não interferir, de forma negativa no cotidiano desta população, prezando pelo convívio pacífico e respeitoso.

As comunidades em que conduzimos nossos trabalhos, são afetadas por nossas ações, e se beneficiam quando fazemos a coisa certa, por isso é necessário que sigamos princípios orientadores e dessa forma conseguimos identificar o caminho certo e segui-lo.

 

REDE PROTEÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE

Nosso Grupo não tolera ou apoia qualquer atividade que possa comprometer a proteção de crianças e adolescentes. Conscientes do compromisso de proteger a população infanto-juvenil contra qualquer tipo de negligência, exploração, violência e crueldade, a VIC combate o trabalho e exploração infantil com:

  • Treinamentos voltados aos colaboradores
  • Blitz educativas
  • Palestras
  • Desenvolve ações socioeducativas para o enfrentamento e a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Investimos em ações de mobilização e de conscientização dos seus colaboradores por meio do Projeto Proteção, em parceria com o Sest Senat.

 A parceria integra esforços coletivos para o engajamento do trabalhador do transporte e sociedade em geral na proteção de crianças e adolescentes no Brasil. Desta forma, possibilita a conscientização desses atos, dando evidência de que o bom desenvolvimento das crianças e dos adolescentes deve ser assegurado pelo Estado e por todo cidadão e cidadã deste país. É importante ressaltar que o profissional do transporte, principalmente os motoristas, pela presença nas estradas, é um agente fundamental para o desenvolvimento de ações que combatem à exploração. 

De acordo com o artigo 70 do ECA ( Estatuto da Criança e Adolescente), “é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.”

 

Relacionamento com o Meio Ambiente

 

No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente.

A VIC contribui de forma efetiva para controle de emissão de poluentes no meio ambiente realizando o descarte correto dos seguintes resíduos químicos, destinando a empresas devidamente certificadas pelo órgão regulamentador de meio ambiente.

  • Óleos
  • Baterias
  • Lonas de freio
  • Pneus

Promovemos a coleta seletiva, o que possibilita o reuso e reciclagem de materiais como:

  • Papel
  • Materiais de escritório
  • Resíduos eletrônicos
  • Descartáveis
  • Plástico
  • Papelão

Incentivamos:

  • A utilização da água e energia elétrica com responsabilidade;
  • O uso consciente do ar condicionado;
  • A imprimir somente o necessário, utilizar rascunho, frente e verso no momento da impressão;
  • Na utilização de veículos da empresa, verificar se não há alguma irregularidade no funcionamento do motor, evitando assim emissão excessiva de poluentes.

Para aprimorar ainda mais sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e comunidade, a VIC conta com o auxílio do Programa Ambiental do Transporte - Despoluir.

 

 

RECRUTAMENTO E PROCESSO SELETIVO

 

A busca por talentos é muito importante para nós, para isso, é necessário saber:

  • O recrutamento e seleção de candidatos são baseados na capacidade de ocupação do cargo a fim de combater as discriminações de cunho racial, cor, credo religioso, sexo, idade, preferência sexual e de outras formas de preconceitos combatidos pela sociedade;
  • Buscamos a inclusão de portadores de deficiência dando oportunidade de desenvolvimento profissional, capacitando para melhor integração no quadro de colaboradores da empresa bem como para atender às necessidades do mercado de trabalho;
  • Adotamos políticas voltadas para a inserção e proteção do idoso no segmento formal do mercado de trabalho, contribuindo para que os colaboradores que venham à aposentar continuem no quadro de funcionários e em atividade;
  • Não aceitamos qualquer conduta física, verbal e não verbal que venha a afetar a dignidade das pessoas no trabalho, em especial qualquer conduta que gere intimidação, hostilidade, humilhação ou assédio moral e principalmente sexual.

Utilizamos para recrutamento nosso banco de talentos. Cadastre e divulgue nosso canal: www.viclogistica.com.br ou pessoal@viclogistica.com.br.

 

ADMISSÃO DE PESSOAS

O colaborador, ao iniciar suas atividades na empresa, irá receber junto ao RH de sua unidade o Treinamento de Integração, onde terá o primeiro acesso ao Código de Conduta e Manual do Funcionário.

CONTRATO DE TRABALHO

É o acordo formado entre Empregador e Empregado para a prestação de serviço, contendo os elementos que caracterizam uma relação de emprego, regidos conforme nova lei vigente a partir de Novembro/2017, 13.467/2017. Com a nova lei, serão mantidos todos os direitos já adquiridos pelo trabalhador.

 

Nesse período do Contrato de Trabalho:

 

  • Destaque-se;
  • Dedique-se ao máximo para que tenha sucesso em suas tarefas;
  • Mostre seu potencial.

 

UNIFORME

O uniforme é fornecido pela empresa e seu uso é obrigatório sendo cada colaborador responsável por sua manutenção e limpeza. No dia da semana em que a empresa dispensa o uso do mesmo, vista-se de maneira adequada ao seu ambiente profissional, cuide de sua imagem pessoal. Tenha em mente que moda social e moda profissional são distintas e esqueça os exageros.

ASSEIO PESSOAL

Cuidados com a higiene pessoal são indispensáveis:

  • Use um bom perfume, sem exagerar;
  • Mantenha as unhas das mãos e dos pés sempre limpas;
  • Barba bem feita;
  • Cabelo limpo, arrumado e bem cortado.

REGISTRO DE PONTO

  • É de responsabilidade do colaborador o cumprimento da jornada de trabalho conforme acordado em contrato, dedicando essas horas aos interesses da empresa;
  • Registre corretamente seus horários, incluindo intervalos para descanso;
  • Eventuais problemas na marcação de ponto, informe ao Departamento Pessoal de sua unidade;
  • Em caso de ausência, apresente o atestado médico no prazo de 48 horas ao Departamento Pessoal. Caso não puder encaminhar o atestado à empresa, peça ajuda a um amigo ou familiar;
  • Em caso de faltas injustificadas, as mesmas serão automaticamente descontadas;
  • Se precisar fazer Hora Extra, combine com seu gestor.
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